Os anos 2000 estão de volta: tendências da época que voltaram com tudo

Bernardo Abbad

Os anos 2000 estão de volta: tendências da época que voltaram com tudo
A jornalista e produtora de conteúdo Bruna Manzon fez uma festa de aniversário cheia de referências aos anos 2000. (Fotos: Lineker Lenhard)

Jennifer Lopez e Ben Affleck casados? Wanessa Camargo e Dado Dolabella namorando? Ingressos para o show da Avril Lavigne e do KLB esgotados? Roupas coloridas e a polêmica calça de cintura baixa nos looks? Música antiga tocando em festas, no TikTok e no Spotify? É… Realmente, os anos 2000 estão de volta, confirmando a teoria de que a moda é cíclica. Depois do revival das décadas de 1980 e de 1990, chegou a vez dos millennials reviverem aquela época, mas sem o temor instaurado na virada de 1999 para 2000, com as teorias da conspiração que cogitaram a extinção da vida na Terra e o “bug do Milênio” (possível colapso nas redes). Esse retorno da moda também é o momento para quem nasceu após 2000 começar a se deparar e a conhecer os ícones daquela época, que estão voltando a aparecer.

E engana-se quem pensa que as tecnologias como câmeras analógicas e PlayStation 2 ficaram no passado defasadas. Elas coexistem com os celulares, câmeras digitais, computadores, novos consoles e estão ocupando cada vez mais espaço na vida dos saudosos. A Revista MIX deste fim de semana relembra essas e outras tendências que fizeram da virada do milênio e do começo dos anos 2000 um período tão marcante na memória das pessoas.

A jornalista e produtora de conteúdo Bruna Manzon também entrou na onda e comemorou os 34 anos, no último dia 27, com uma decoração temática do ano 1999/2000. A produção de fotos e vídeos registradas pelo fotógrafo santa-mariense Lineker Lenhard foi compartilhada com os mais de 1,4 milhão de seguidores de Bruna no Instagram. Ambos são de Santa Maria e estão radicados em São Paulo, mas não perdem a conexão com a terrinha e nem com o passado.

– Sempre penso em temas diferentes para celebrar o meu aniversário. Neste ano, queria algo original. Então, lembrei dos aniversários mais antigos que, de fato, eram os mais felizes. E como eu sempre gostei das músicas mais antigas, tive essa ideia. Eu não tinha a ambição de fazer uma festa popular, com um monte de influenciadores, então, eu pensei em criar conteúdo baseada em uma festa anos 1990/2000 – relata.

De acordo com Bruna, as referências vieram por meio de fotos antigas e de lembranças pessoais. Ela anotou tudo e, quando percebeu, tinha uma lista.

– Lembrei do papel crepom, de brinquedos, doces, e fiz uma lista. Também queria as fotos dos meus ídolos da época, que eu tinha coladas nas paredes do meu quarto. A toalha e as bandejas eu mesma fiz. Já o painel, mandei fazer em uma gráfica. E cada peça do look eu comprei em um lugar diferente até compor o modelo formado por top, saia, meias coloridas e sandália transparente.

O resultado dessa produção está no Instagram e reúne, no painel, Sandy e Junior, Rouge, Broz, Wanessa Camargo, Kelly Key, Avril Lavigne, Spice Girls, Britney Spears, Back Street Boys, KLB, entre outras referências. Na mesa, garrafinhas de refrigerante, guarda-chuva de chocolate, bombons, e muitos doces da época.

Leia também

Tendência: #lookdodia e Pink Carpet do MTV Miaw na coluna de Camila CunhaModa: Flavinha Louise mostra lookinhos confortáveis e estilosos para brincar e passear

Na moda, a polêmica que vem e vai

Os anos 2000 foram marcados pelas roupas coloridas, com muito brilho, glitter, bordados e o inesquecível jeans. Afinal, quem não lembra da Britney Spears com o Justin Timberlake causando com um visual todo em jeans?! Eles protagonizaram um dos momentos mais icônicos dos tapetes vermelhos dos anos 2000 ao usar looks jeans combinando, no American Music Awards de 2001. O visual é replicado por duplas à exaustão atualmente em festas com temática dos anos 2000. Algumas outras celebridades que também fizeram história com as tendências são: Paris Hilton, Christina Aguilera, Beyoncé, além das brasileiras Gisele Bündchen e Adriana Lima, ambas Angels da Victoria Secrets.

Inúmeras tendências e acessórios dos anos 2000 estão voltando a compor looks atualmente.

A professora da disciplina de História da Moda e Vestuário do curso de moda da UFN, Rubiana Sandri relembra que a moda é feita de releituras de outras épocas, e que a tendência dos anos 2000 era chamar a atenção por meio das roupas e acessórios:

– Com certeza a peça que mais causou na época foi a calça de cintura baixa. Não podemos deixar de falar de acessórios como lenços, bandanas, as miçangas e bijuterias coloridas, óculos com lentes coloridas e armações coloridas. O cinto de corrente, as tiaras tinha uma pegada infantil vista no início do século. As candy colors que também remetem ao universo infantil. Outras peças que merecem destaques são regatas, conjuntos de moletom e a calça cargo.

Praticamente todos esses itens voltaram a ser tendência. Para Rubiana, alguns foram surpreendentes:

– A cintura baixa certamente foi a maior surpresa. Há pouco tempo atrás, duvidaríamos que ela voltasse.

Alguns pontos indispensáveis da moda são as cores, sejam elas candy colors ou não. Para a acadêmica de Moda, Eduarda Martins, uma composição característica da primeira década seria assim:

– O clássico jeans, miçangas e um top que deixe a cintura aparecendo são um must das releituras dos anos 2000.

Leia mais

Os anos 2000 estão de volta: músicas, novelas e até as câmeras analógicas voltam à moda

O amor voltou a estar no ar

Wanessa Camargo e Dado Dolabella, Angélica e Maurício Mattar, Ivete Sangalo e Luciano Huck, Eliana e Roberto Justus, Eliana e Luciano Huck. Os casais nacionais do fim dos anos 1990 e começo dos anos 2000 eram bem improváveis e, digamos, dinâmicos. Em nível internacional, Britney e Justin, Gisele Bundchen e Leonardo DiCaprio, Jennifer Aniston e Brad Pitt, além de Jennifer Lopez e Ben Affleck, eram algumas das duplas românticas mais celebradas pela mídia na virada do milênio. Na época, todos os romances chegaram ao fim. Mas nem só de términos vive a nostalgia. Tem casal dos anos 2000 vivendo comeback e correndo atrás do tempo perdido.

É o caso de Jennifer Lopez e Ben Affleck que se conheceram no set da comédia romântica Contato de Risco, em 2001, começou a namorar no mesmo ano e, em janeiro de 2004, anunciou o fim da relação. Logo, os artistas engataram novos casamentos: ela, com o cantor Marc Anthony; ele, com a atriz Jennifer Garner. Após novos divórcios, filhos, e quase duas décadas, Affleck foi flagrado visitando a casa de J-Lo em abril de 2021 e, 3 meses depois, o casal anunciou a volta do romance, para alvoroço dos fãs e da mídia, que já vinham especulando esse flashback. Neste mês, eles “fugiram” com os filhos para Las Vegas e casaram em segredo.

Ben Affleck e Jennifer Lopez na estreia de Demolidor, em 2003, e agora brilhando juntos em tapete vermelho novamente, em 2022.

No Brasil, outro reencontro vibes anos 2000: Wanessa Camargo e Dado Dolabella. Eles se conheceram nas gravações do primeiro clipe de Wanessa, O Amor Não Deixa, em 2000, e ficaram juntos até 2004. Wanessa anunciou, em maio deste ano, a separação de Marcus Buaiz, após 17 anos juntos e, desde então, o relacionamento dela com Dado Dolabella fica cada vez mais público. Depois de serem vistos em um retiro espiritual no início de julho, o casal posou para fotos no aniversário de 42 anos do ator, na semana passada.

À esquerda, uma das inúmeras capas de revista que estampou o relacionamento conturbado do casal. À direita, o reencontro este ano, em um retiro espiritual.

Na segunda parte da reportagem, confira que música, novelas, games e até as câmeras analógicas dos anos 2000 estão de volta!

Leia mais notícias de Cultura

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Bastidores: Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto e Conexão Empresarial na coluna de Maristela Moura Anterior

Bastidores: Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto e Conexão Empresarial na coluna de Maristela Moura

Jaqueline Silveira: final de semana cheio de convenções e de decisões na disputa ao Piratini Próximo

Jaqueline Silveira: final de semana cheio de convenções e de decisões na disputa ao Piratini

Geral